segunda-feira, 26 de julho de 2010

Liderança de juventude com Dinamica.

Altor Pr.Tony Silva

Em dinâmica é melhor.

Grupo de jovens, uma boa idéia para a juventude aprimorar o cxrescimento masmo quado a sociedade moderna preenche todo o tempo criando uma sensação de falta de tempo para conviver em grupo, o trabalho que deixa o jovem cansado e ocupado, a escola que ensina a ser individualista, a televisão que diz para não se importar com a vida do outro, são desafios para a nucleação e organização de grupos de jovens efetivo na igreja. Como responder positivamente a esta realidade? Como “ir contra a maré”, dizendo não à forma de viver que é imposta aos jovens pelo mundo dos adultos e suas instituições (a escola, a família, a televisão e internet que sugil de foraga esmagadora na vida da juventude...


É preciso resgatar o jeito jovem de ser: alegre, que enfrenta riscos, utópicos, esperançosos... Características que o mundo está roubando dos jovens, através da imposição de um jeito de ser triste, descrente, fechado, individualista e consumista.
e sem encamto pela vida. Como ser expressão desse novo jeito de ser? Como cultivar o carinho, o diálogo sincero, a amizade que ajude a amadurecer e ser feliz? Quem sabe faz a hora...

Os grupos de jovens estão aí. São muitos. Muito maior ainda é o número de jovens que não estão participando de nenhuma atividade ou movimento, dentro ou fora da Igreja.
Há jovens que se gastam no trabalho e sonham o sonho impossível, que os meios de comunicação e a propaganda colocam em suas cabeças para que acreditem, e se iludam que o mundo pode ser feito de charme, mordomias e luxo, Outros gozam os privilégios de quem tem dinheiro, saúde, acesso à educação e tempo, desligados do alto preço que custam à sociedade, aos trabalhadores. Há também aqueles que sabem que, quem sabe faz a hora, não espera acontecer. Buscam a realização de um sonho possível ou impossível, de uma sociedade justa que se faz à medida que arregaçam as mangas e se põem a lutar.


Aí, talvez, reside o maior valor de um grupo de jovens. São jovens que não se conformam com as coisas do jeito que estão. Desconfiam que algo está errado e que é preciso juntar-se a outros jovens para mudar. Em todo bairro, escola, trabalho, comunidade, se encontram jovens desejosos de fazer algo. São jovens que acreditam na amizade e na solidariedade e, por isso, estão dispostos a partilhar seu trabalho, suas forças para o crescimento da igreja, mas precisam encontrar seu espaço. São estes jovens que o Pastor da igreja procura descobrir, ajudando-os a se relacionarem de modo que, progresivamente, vão tendo consciência da necessidade do grupo de jovens atuante.


O valor do grupo. Os grupos de base são grupos que se reúnem freqüentemente para a reflexão. Se comprometem na oração, louvor e ação participativa no crescimento da igreja. São grupos de vida, onde todos têm voz e vez. Cada grupo de jovens tem e deve ter sua própria maneira de ser. Não existe um modelo pronto, para ser copiado. O desenvolvimento das reuniões e encontros, por exemplo, possui características diversas em cada grupo, o que vai delineando a sua fisionomia. Existem, porém, alguns elementos importantes para que ocorra crescimento no grupo. São elementos indispensáveis a todos os grupos de base, e que dão valor a este modelo de organização: Um grupo de jovens é um grupo de amigos, unidos pela mesma fé, deve aprender adorar,a orar e a lovar e estudar a Bíblia jusntos.
A amizade, o conhecimento interpessoal, a acolhida e a compreensão do outro só podem crescer em pequenos grupos.


A consciência e a participação só nascem onde cada um é importante, pode falar, escutar e dar a sua opinião. As novas lideranças devem serem capazes de intervir na Igreja e na sociedade, as liderança nascem e crescem nos grupos organizados, onde cada decisão e atividade é pensado com a opinião de todos. A formação integral do jovem Cristão têm aver com o grupo de jovens que ele pertence, é um espaço privilegiado. No grupo e na comunidade, o jovem toma consciência de que a fé é mais do que apenas ir a igreja rotineiramente aos Domingos, mas é exercida traves das obras cristocentricas. A espirituali, descobre que existe um leão adormecido dentro de cada gatinho,mas sem a Fé legitima a hipocrisia faz com que apenas gatos se sintam como leão e essa visão distorcida de se mesmo não leva ao compromisso com os irmãos. A ação planejada, no grupo de base, facilita a participação de todos, porque todos nasceram para reinar em alguma alguma área da vida, até que o Rei dos reis venha.


É bonito ver o jovem que faz uma caminhada com o grupo, crescendo na fé, no relacionamento com o outro e consigo mesmo e especialmente com Deus, na consciência crítica e na ação prática. Neste último aspecto, no entanto, acredito que precisamos ser mais criativos e ousados. Faltam aos grupos de jovens, ações criativas e concretas de uma liderança visionária. É preciso dar um passo a mais. Descobrir bandeiras de luta, que sejam atraentes e mobilize os jovens, nas diferentes realidades em que vivem. Mãos à obra, com criatividade, coragem e determinação, prioriza as metas da juventude, por isso deve-se ter certeza quaias são. priorizando sempre em primeiro estancia uma vida cheia do Espirito Santo, que é o maior blilho da juventude.


Manter um grupo por mais tempo unido e com propósito espiritual não é tarefa fácil. Para o jovem crescer no grupo é preciso muita criatividade e uso de recursos que ajudem. Esta, muitas vezes, está adormecida dentro do jovem. É preciso mexer com ela. Despertá-la. Para isso é muito bom usar diferentes dinâmicas de grupo. A dinâmica ajuda na comunicação com o outro e com o grupo. Ajuda o jovem a dizer a sua palavra, a integrar-se ativamente de maneira consciente, eficiente e crítica. Ela serve para superar as barreiras que impedem a comunicação e a integração grupal. Ajuda a quebrar o gelo, que torna as relações frias e amargas e muitas vez cruel.

As estruturas sociais favorecem ao isolamento e ao individualismo. Uma boa dinâmica num ambiente saudavel, desperta para a solidariedade que vence o egoísmo, vivenciando valores de colaboração e ajuda mútua.


Topando qualidades e defeitos.
Através de um ministério com dinâmica, o jovem pode entrar em contato, igualmente, com suas limitações e defeitos, qualidades e virtudes. Ajuda a superar bloqueios, barreiras e medos. A dinâmica provoca abertura, sinceridade, confiança, colaboração e compromisso com a verdade. Leva o grupo a um maior trabalho em equipe, ao crescimento e madurecimento dos jovens no grupo e à transformação das relações com o Proximo com sigo mesmo e com Deus que é o maior sigmificado do grupo de jovem, que condus em direção a o seu alvo principal, que é ganhar almas, a estaguinação de um grupo de jovem é percebida quando, seus objetivos perde o foco,


O lider deve está conciênte que, em suas mãos Deus colocou vidas para serem Guiadas na direção certa. pessoa não é um objeto para ser usado e depois descartado e trocado por outro melhor, pois é importante que se tenha em mente que, cada Jovem do grupo é um potencial em sua geração quando discipulado corretamente. por esta razão todavia o liderança Com a ajuda da dinâmica e da criatividade inspirada por Deus, os jovens do grupo são levados a ver a sociedade de uma outra maneira. por tanto Busca criar uma sociedade nova e uma igreja dinamica capaz de viver onde as relações são mais justas e fraternas, pois os jovem cristãos só jutifica a sua esistência quando cumpre o seu papel junto a comunidade que ele está inserido, poi é inaceitavel um grupo de jovens, não fazer a diferença dentro da sociedade moderna em que a igreja estar contestualizada com o agente de salvação.

Uso de dinâmicas:

Cada participante deve compreender a dinâmica proposta, o objetivo dela e os passos a serem seguidos; A dinâmica deve ter uma boa preparação anterior. Deve-se preparar, também, os recursos necessários (ambiente, que favoreça um clima de satisfação e pessoal, isso ajuda motiva a integração...) No final de cada ano antes mesmo de realizar um congresso para confraternização, uma avaliação do grupo é importante.


O líder do ministério de juventude deve ter uma dinâmica sempre à mão na hora certa, pois é um recurso que todos os coordenadores ou Lideres de jovens devem ter. Aqui vai uma sugestão no uso de dinâmicas, seja criativo(a), entendendo que precisa alcançar o objetivo.Estará ajudando para que a vida em grupo seja um processo bacana, dinâmico e alegre, como são os próprios jovens que entregaram suas vida para Deus. e com certeza os jovens querem uma liderança dinâmica e espiritual que ajude eles a atingir o alvo. que é o sentido da vida, e a verdadeira felicidade, Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário