Crise!
"Estou em crise... Tenho vontade de chorar, tenho saudades de minha mãe, meu pai, meus irmãos! Tenho saudades da minha pátria... Do cheiro, do som da comida, da roupa, da Língua, do jeito de tudo!!!
Mas, o mais espantoso de tudo e que se você me perguntar se sinto vontade de voltar, vou dizer que sim, mas na verdade é AQUI que quero estar. Parece confuso e realmente não é fácil de entender, mas não precisa não; não faz diferença! E, esse sentimento é o mesmo de se sentir doente, mas não poder fazer nada, a não ser esperar por uma reação do próprio organismo para combatê-lo sem necessariamente receber ajudar externa. Acho que em nosso caso a “reação” chama-se TEMPO.
Tempo porque acredito que amo, talvez em vez crise possa
chamar isso de carência, mas os missiólogos o chamariam de choque
cultural... Sinto falta de um longo abraço,de carinho,
aconchego de renovar as emoções. Se parasse para olhar para mim sentiria
dó, mas não dá para sentir pena de si mesma quando se sente esgotada. Uma vez que
isso acontece não me torno imune, mas pelo menos da próxima vez saberei
que o que preciso e apenas DEIXAR PASSAR.Nada disso;
isso só me faria mais mal. Então, se quero sobreviver, não me resta
escolha a não ser lutar contra minha própria fraqueza e dessa luta tirar
a força que preciso para continuar. Hoje é que aos poucos
...Quero trabalhar, mesmo sabendo que ainda não é tempo. Quero chorar mesmo sem saber o por quê; Quero voltar mesmo sabendo que é AQUI que quero estar; Sinto falta de tantas coisas mesmo quando tenho tanto. Sinto-me indefesa mesmo estando pronta para lutar; Sinto-me carente, mesmo sabendo que sou amada. E como se não quisesse ir para a escola mesmo sabendo que devo estudar. Mesmo estando disposta a pagar; Sinto-me comissionada, mesmo sendo voluntária; Sinto-me respondendo “não”, mas já fazendo naturalmente o que corresponde ao “sim”.
Sinto que posso desistir, mas no fundo tenho certeza que a força para continuar e maior que a de voltar atrás... E depois de tudo isso, se você me pedir para explicar o que acabei de compartilhar, diria apenas: leia novamente!" (Rede de Intercessores Multiplicadores H. O.)
Quando recebi esta carta de um amigo missionário, voltei no tempo e como um filme passou em mente, esse fenômeno que acontece com pessoas que vão pro campo missionário e que passam por esse choque transcultural e sofre batalhas espirituais, principalmente com aqueles que não esperavam passar por estas experiências. Entendi que há momentos na vida do crente quando Deus quer provar sua fé, que tudo começa a mudar, o que parecia ser uma saída transforma-se em um cerco entre montanhas, mar e o exército de Faraó. É nesta hora que toda capacidade humana desvanece e a fé prevalece para nortear aquele que está sem saber qual decisão tomar. Nesta hora de conflito, só mesmo quem tem chamada como Moisés, pode abrir o mar para ele e o povo passar.