quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

A juventude e as exigências do século XXI


A juventude e as exigências do século XXI
Um ser humano autônomo e solidário – eis o ideal de ser um cristão deste milênio! Esse ideal representa e retrata as novas tendências desencardiadas no mundo no campo do relacionamento, inclusive na escola,no serviço militar, na faculdade e no mercado de trabalho onde os jovens estão aspirando ingressar  ou seja, alguns já estão inseridos na vida profissional e estudantil, num mundo mercantilista e globalizado que força o surgimento de uma cultura planetária de natureza massiva, o caráter pluralista se aproxima. Para sobreviver nos novos tempos, é preciso atender  essas exigências, que implica numa nova postura perante si mesmo e os outros, a realidade do surgimento de uma ética baseada em conceitos filosóficos e Humanista, que vai empurrando essa sociedade fria e sem norte para um labirinto de duvida sobre o futuro, onde o efeito provoca a causa, desoneração da família e da amizade, essa virtude não é mais construída sobre os valores morais da vida humana, mas tende inclinasse para os interesse individualista do egoismo dos homens impios. 

Os jovens que tenho entrevistado em todos os seguimento da sociedade, disseram que, a influencia negativa que este novo conceito imposto pela mídia e  pelos formadores de opinião dessa sociedade capitalista global, tem causado a ineficiência para promover o bem comum mas incentiva as influências negativa. Na opinião deles, o Homem já não consegue ser o mantenedor do lar e a mulher a educadora, Não é que sou contra as mulheres trabalharem para ajudar o ornamento familiar, mais isso também, é um dos fatores que levam a deformação da educação no lar mas, na corrida para a sobrevivência nas grande metrópoles, pais ausentes e filhos carentes! Reflete na humanidade que nesta geração seus cidadãos são incapaz de se relacionares entre se, tornando este quadro muito mais alarmante, com um crescente números de jovens emocionalmente desajustados buscando  nas drogas e na prostituição uma saída, isso prova a estrutura familiar está abalada e o novo modelo de família com os pais separado e filhos criados com avós ou padrastos ou outros que não são seus pais verdadeiros não conseguem  manter a harmonia e o bom entendimento no la para obter personalidade e lideres com caráter capaz de serem a referencia para a humanidade nesta geração. 

Descaradamente aqueles que querem impor seu estilo de vida pecaminosa usam a mídia sem escrúpulo algum para enganar essa gente que vem de uma longa estrada de vida sem   princípios morais, que são presas facies para se iludir, tornar a vida dos mais jovens que vão caminhando sem rumo, sem norte e sem perspectivas, esse é o retrato da juventude incentivada a mergulharem na moda da sexo mania, sexologia e sexo latria e todos tipos de entorpecentes que  empurram para a destruição.  Os resultados catastrofismos dessa geração protagonista da história dos últimos dia da humanidade é esmagador.        
Num projeto de desenvolvimento pessoal e social, tendo como objetivo geral a construção da cidadania, é preciso definir qual o papel do homem e da mulher para podermos saber que sociedade queremos formar. Dentro da visão do ser humano autônomo e solidário, algumas atitudes e características devem ser desenvolvidas para que essas qualidades possam ser atingidas.
 

As exigência da Modernidade, apresentados a seguir, enumeram as competências que serão necessárias para que as pessoas possam enfrentar mais adequadamente os desafios do novo milênio. Vivemos numa sociedade onde em toda parte do mundo, as grandes metrópoles aparece no cenário mundial com milhares de gente dividindo os mesmos espaços nos ônibus, metros, trem, estações, aeroportos, e outros lugares , sem ao menos falar um bom dia aquela pessoa que está sentada ao lado. Quanto mais o país é desenvolvido tecnologicamente, mais alarmante é o índice de suicidas no meio da juventude. Pois eles são peritos em se comunicar-se virtualmente, mas sem ter a experiência de conversar  com aqueles do seu circulo de amizade olhando no olho que é o método  de quem não quer viver uma farsa a respeito de se mesmo, e quando essa mascara da solidão cai, para muitos o escape é o suicídio, que é a grande mentira que o diabo usa para  concluir o plano malignos de leva-los a destruir suas próprias vidas.
 

Na corrida  da modernidade, os jovens tem grandes desafios para superar, que é:


• Domínio da leitura e da escrita: Para se viver e trabalhar na sociedade altamente urbanizada e tecnicamente avançada, será necessário um domínio cada vez maior da leitura e da escrita. As crianças, adolescentes e jovens terão de saber comunicar-se usando palavras, números e imagens. Saber ler e escrever já não é um simples problema de alfabetização, é um autêntico problema de sobrevivência.

• Capacidade de fazer cálculos e de resolver problemas: Na vida diária e no trabalho. É fundamental Saber calcular e resolver problemas. Calcular é fazer contas. Resolver problemas é tomar decisões fundamentadas em todos os domínios da existência humana. Na vida social, é necessário dar solução positiva aos problemas e às crises. Uma solução é positiva quando produz o bem comum. Mas  como fazer numa sociedade que cada vez mais se aglomeram nos grandes centros, para viverem juntas, com seus relacionamentos a distancias, pessoas vivendo  juntas mas desunidas, esse é o fenômeno, em todos setores da sociedade, esse fenômeno esta acontecendo, nas famílias, escolas, trabalho, igrejas, e outros lugares. ninguém quer ser vice ou ajudantes, todos querem ser  o presidente, chefe, líder, diretor gerente e dono de tudo. Falta cooperação e voluntario para servir com mão amiga. Ajuda, socorro, ternura e generosidade está escassa no mundo em que vivemos sem qualificação e capacidade de exercer o bem coletivo, onde o maior de todos os dons e virtude o AMOR! o amor ao próximo, quase não existe foi trocado pelo amor próprio e mesmo assim até este amor esta em duvida, num mundo onde o índice de suicida é grande, as pessoas se drogam e matam, estes são aqueles que não amam nem a se mesmo nem ao próprio.

• Capacidade de analisar, sintetizar e interpretar dados, é fatos na conjeitura  da sociedade moderna, é fundamental a capacidade de descrever, analisar e comparar fatos e situações. Não é possível participar ativamente da vida da sociedade global, se não somos capazes de manejar símbolos, dados, códigos e outras formas de expressão linguística, buscando causas e possíveis consequências, colocando o fato no curso dos acontecimentos, dentro da história.

• Capacidade de compreender e atuar em seu entorno social: Compreender o entorno social é saber explicar acontecimentos do ambiente onde estamos inseridos. Atuar como cidadão é ser capaz de buscar respostas, de solucionar problemas, de operar, alterar e modificar o entorno. Significa ser sujeito da história.

• Receber criticamente os meios de comunicação: Um receptor crítico dos meios de comunicação é alguém que não se deixa manipular como pessoa, como consumidor, como cidadão como crente que também é um cidadão do céu. Os meios de comunicação produzem e reproduzem novos saberes, éticas e estilos de vida. Ignorá-los é viver de costas para o espírito do nosso tempo e suas mudanças.

• Capacidade para localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada: Num futuro bem próximo que vem na velocidade da luz, será impossível ingressar no mercado de trabalho sem saber localizar dados, pessoas, experiências e principalmente, sem saber como usar essa informação para resolver problemas. Será necessário consultar rotineiramente – muitas vezes pela internet – bibliotecas, videotecas, centros de informação e documentação, museus, publicações especializadas etc. e absorver todos os mecanismo que  contenham informações para o aprendizado. que acredito ser maior e melhor manual da vida entre todos, é a Bíblia! O livro desprezado por esta sociedade global.

• Capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo: Saber associar-se, trabalhar e produzir em equipe são capacidades estratégicas para a produtividade e fundamentais para a democracia. Essas capacidade se formam cotidianamente através de um modelo de auto aprendizagem autônomo e cooperativo, em que o professor é um orientador e um motivador para a aprendizagem. O Jovem desse tempo se sente o protagonista da historia dessa sociedade moderna, onde o jovem cristão tem que ser o artista e não o figurante fazendo de conta, nesse cenários das imensas mudanças fenomenais.  que em outras eras foram vivida por jovens como Daniel, Mesaque, Sadraque e Abidenego. Jesus o maior exemplo de mudança radical em meio a sociedade de sua geração,  foi o Humano perfeito e o divino absoluto. Olhe somente para Ele e supere seus fracassos e os defeitos dos outros, siga em frente sem mudar os princípios da fé cristã nem as doutrinas da palavra de Deus e viva com  cidadania e seja um cidadão do céu em meio a esta geração perversa. seja um cristão radical,e não fanático, nem religioso. mas radical,  acredite radicalmente na Bíblia. O livro mais radical do mundo. viva como alguém e morra como ninguém. faça o personagem de jesus entrar em sena.