segunda-feira, 5 de julho de 2010

A jóia mais cara do mundo.

Autor: Pr.Tony Silva.


Uma jóia de ouro purificado tem um alto valor, dependendo de quantos quilates corresponde à quantidade de ouro contida em uma liga. Para o ouro puro usa-se o valor de 24 quilates. Quando se refere ao ouro, o quilate é uma unidade de pureza. Ouro 24 quilates é ouro puro. Geralmente, o ouro é misturado com metais como o cobre ou prata para fazer jóias, porque o ouro puro é muito mole. Cada quilate indica 1/24 do todo. Se uma jóia é feita de metal que tem 18 partes de ouro e 6 partes de cobre ela é de ouro 18 quilates. E Deus só aceita crente de 24 quilates, porque é puro e de coração mole e brilha. E você é de quantos quilates? (Hb 12.14; 1pe 1.16)
Ourives Joalheiro é o artesão que da forma e valor a jóia. O profissional que realiza este tipo de trabalho é o ourives. Cabe ressaltar que esta atividade é, em sua natureza, uma atividade de cunho artesanal. E Deus fez o homem de forma artesanal, a sua imagem e semelhança como ele desejou. (Gn 2.7).

Mas todo esse processo é para dar forma, beleza e valor ao ouro que achou, e transforma-lo numa linda jóia de valor , mas ressaltando o processo anterior, que no garimpo começou (Que é o mundo). E o ouro achado lá, são as almas perdidas, que o garimpeiro já encontrou, tipologia do Missionário, que sem medir esforço sai na certeza de encontrar almas preciosas para o Senhor, para ornamentação do reino do nosso Deus e amado redentor. Porém assim como o ouro passa por um processo doloroso até poder chegar no ponto de ser usado como uma jóia de valor, assim é o crente nas mãos do Espírito Santo do Senhor. O ouro é achado bruto e impuro, em forma de pedra ou em forma de pó. Assim como almas são encontradas pelos missionários do eterno salvador, hora endurecidas como pepitas, hora moídas como pó. Mas o ouro depois de achado é lavado, peneirado, e separado de tudo que não brilhou, depois derretido e pelo fogo é purificado. O homem assim como o ouro, no meio do mundo é garimpado, para ser totalmente transformado numa jóia de valor. Com o sangue de Cristo é lavado, na peneira de Deus é separado, e pelo divino fogo é purificado, como ouro preparado para ser logo mudado numa jóia de valor. O ouro depois de puro vai para as mãos do ourives o joalheiro, para ser modelado da forma que o ourives desejou. Assim é o crente nas mãos do Espiro Santo, passa ainda por mais quatro processos para ser uma jóia de valor usada nas mãos do Senhor, aquele que o comprou com incalculável valor! (Lc 19.10; Mt 18.11; Lc 15.24).

Martelarem: O ourives utiliza um martelo ou instrumento similar para talhar o bloco de ouro, até que o mesmo fique da forma desejada. O crente também passa por um processo doloroso, porque se estiver torto se endireitará, e se estiver escabroso será aplainado.(Jr 23. 29).
Modelagem: passa por um refinamento de martelagem. O ourives, com o intuito de dar melhor forma ao bloco, utiliza ferramentas e instrumentos com maior grau de precisão, como matrizes que estampam partes da peça de maneira uniforme, de modo a optimizar o processo de fabricação. É desta forma que o Espírito Santo trabalha na vida do homem fazendo obras profundas no seu coração, para moldar a personalidade e recriar o caráter para produzir um temperamento espiritual.(II Co 3.18)

Soldagem: Na confecção de Jóia e outros produtos resultantes da ourivessaria(tipologia da Igreja). pode ser necessário soldar elementos componentes deste produto. A soldagem, por se tratar de peças pequenas, também é feita com instrumentos de precisão. Nesse processo o crente é tratado (na ourivessaria de Deus, que é a igreja). No particular com Deus e no secreto mais profundo do seu coração para reparar tudo que é nescessário na construção do seu novo ser em Deus.(Sl 51.10 - 139.1; Pv21.2; Ro 8.27; Ap 2.23).

Refinamento: Com a Jóia modelada, chega a hora de apefeiçoa-la, passando pelo Polimento, cravação de pedras e diamantação, tudo para agregar mais valor a jóia.
Nesse processo o crente recebe (na ourivesaria de Deus à igreja). outros valores agregados a sua vida espiritual, por exemplo: são os Ministérios e os dons do Espírito Santo para uso do Senhor. Assim como uma jóia de ouro recebe valores agregados como o diamante, pérola,brilhante e outras pedras preciosas para aumentar o seu valor comercial, o crente também recebe ministérios e Dons para a glória de Deus. O homem é para Deus assim como uma jóia caríssima é para aquele que a comprou. Porém, Jesus Pagou pelo homem um altíssimo preço mesmo quando o homem já havia perdido o seu principal valor. (I Co 12.1-7).
E se uma jóia depois de pronta, cair na lama suja, ela perderia o seu valor? Claro que não, mesmo na lama continua sendo a mesma jóia. É uma preciosa jóia, porém suja, Com certeza o dono sai a procura-la e quando acha, se alegra, e conta para os seus amigos que achou a jóia perdida, ele lava as impurezas da lama e enxuga com o seu lenço e usa outra vez com maior alegria de ter achado aquela jóia que estava perdida e foi achada.

Infilizmente, com o crente não é assim. Quando ele cai na lama do pecado, os seus líderes não saem em sua busca para acha-lo como uma jóia de valor , e outra vez ser usado nas mãos daquele que por ele um alto preço pagou(O Senhor Jesus Cristo). Mas o verdadeiro pastor sai em busca daquela alma caída na lama e quando a encontra, lava as impurezas com águas límpidas do rio de Deus(a palavra) e enxuga suas lágrimas da vergonha e do desgosto com o lenço do amor, porque para Jesus é bem mais facil apanhar no chão uma jóia que apenas caiu, é mais dificil iniciar todo processo para fabricação de outra jóia que no garimpo do mundo ainda esta em forma de pedra ou pó.
Quém não se entristece quando uma jóia se perde, com certeza não é dono nem sabe o seu valor. Mas Jesus sabe quanto para ele uma alma custou. (Mt 18.15; Lc 15.24), . Não basta ser ouro em estado natural ou bruto, tem que ser Jóia de ouro refinado e adornado com pedras preciosas da graça divina. Na igreja temos muito ouro no estado natural e poucas jóias refinadas. Ouro natural sem ser lapidado, é como pessoas convertidas mas não dicipuladas. Na igreja temos muitos garimpeiros porém poucos ourives, no Brasil trazemos muitas pessoas para a igreja porém dicipulamos poucos ou quase nada, assim como o ouro precisa ser lapidado, o crente precisa ser dicipulado pela palavra de Deus, para ser como uma jóia valiosa na casa do Senhor. Falhamos na lapidação dos valores humanos em nossas igrejas brasileiras, faltam programas eficazes para dicipulados efetivos. Ore para que Deus possa lenvantar mestres, e também missionários e evagelistas com dom de mestre nas igrejas brasileiras, pricipalmente que tenham o maior don que é o AMOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário